Centenas de documentos são encontrados no lixo em Teresina pelos agentes da limpeza pública. Entre os documentos há registros com dados pessoais de segurados do INSS, passes livres de idosos, passes estudantis, carteiras de identidade, documentos com nome completo, CPF, carteira de trabalho, títulos eleitorais, entre outras informações. Os documentos se encontram em bom estado de conservação e muitos estão novos e podem ser resgatados por seus titulares.
O que seriam das cidades sem os garis? Um amontoado de lixo se formaria. Apesar do duro ofício, esses trabalhadores se revezam em equipes nos três turnos recolhendo a cada dia toneladas de lixo e também todos os tipos de documentos, carteiras e até celulares.
"Encontramos todos os tipos de documentos. Os vândalos roubam as pessoas e jogam os documentos dentro das caixas de lixo. Quando retiramos o lixo, encontramos os documentos, colocamos numa gaveta. Com isso, pensei que nunca seriam achados, então tomei a atitude de relatar o caso para o Ari [Carvalho]. Buscamos fazer esse serviço e mostrar também que os garis têm atitude boa, que todos os dias temos que fazer boas ações", detalhou Isabel Cristina, responsável pela ação.
Isabel é ouvinte do programa "Banca de Sapateiro", apresentado pelo jornalista Arimatéa Carvalho, na Rádio Jornal Meio Norte. Com isso, ela busca uma solução para que os documentos sejam retirados por seus donos. Por coincidência, já encontrou até a identidade de sua nora. "Já encontrei até documentos de parentes, como de minha nora, e mandei até fotos para ela vir buscar".
A população deve estar atenta com seus pertences e documentos, principalmente nesse período de Natal. Os garis relatam que muitos "lanceiros", conhecidos como ladrões, estão atuando para roubos. "Temos medo de repreensão deles nos reconhecer, vemos toda hora casos de roubos aqui pela região, nas paradas de ônibus e praças. É preciso que as pessoas tomem muito cuidado, segurem suas bolsas e olhem quem está ao seu redor, se possível", preveniu.
Isabel completa ainda dizendo que "desconhece porque as pessoas descartam esses documentos, pois são imprescindíveis para a integridade do portador e que retirar a segunda via é caro e demorado".
Resgate dos documentos
Os documentos podem ser recuperados pelos respectivos donos nos horários de 10h às 11h e de 14 às 16 no depósito dos Garis da empresa prestadora de serviços de limpeza, na Rua Álvaro Mendes, ao lado da garagem da Prefeitura de Teresina.
Exemplo e dedicação
Isabel trabalha há 21 anos como gari nas ruas do centro. Ela recebeu a medalha como cidadão teresinense pelas mãos do prefeito Firmino Filho, em reconhecimento ao seu esforço. "Sei que muitos chegam a nos criticar, mas sei que é um serviço árduo e muito digno", afirma.