Dois turistas morreram após serem atingidos por disparos durante um ataque terrorista na noite desta segunda-feira (16), em Bruxelas. Segundo nota do Ministério Público da capital belga, o responsável pelos disparos conseguiu fugir logo após o crime.
Uma das vítimas vestia uma camisa da Suécia, a seleção sueca enfrentaria o time belga nesta noite próximo do local onde os dois foram mortos, a partida foi cancelada logo após o acontecido. O Centro Nacional de Crises do país emitiu alerta nível 4, o mais alto possível.
Um homem identificado como Abdesalem Al Guilani, publicou em suas redes sociais um vídeo onde assume ser o responsável pelo ataque e se associa ao Estado Islâmico. Na filmagem, o rapaz afirma ter atirado em três pessoas e não em duas, como afirmou às autoridades belgas.
Segundo o jornal belga RTL, os disparos foram efetuados por volta das 19h15 (horário de Bruxelas) próximo a Place Sainctelette. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um homem vestido com roupa laranja desce de uma scooter com uma arma na mão.
Ele abre fogo contra pessoas na rua, e logo depois entra em um prédio e continua a atirar. Gérald Darmanin, ministro do Interior da França, determinou logo após o atentado que a segurança na fronteira do país com a Bélgica fosse reforçada.