O suspeito apontado como o principal receptor de celulares roubados, Matheus Victor Duarte Borba, de 23 anos, que teve o mandado de prisão expedido durante a ‘Operação Rubro’ deflagrada pela Polícia Civil na semana passada e era considerado foragido, se entregou na manhã dessa segunda-feira (01º), na sede da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí.
Segundo informações da polícia, Matheus é proprietário de um box no Shopping da Cidade e não foi encontrado no seu local de trabalho no momento que os policiais fecharam os portões na Praça da Bandeira. Matheus é apontado pelas investigações como receptador de celulares furtados e roubados no Piauí. O acusado foi levado para o 12° Distrito Policial para procedimentos legais. Os delegados Carlos César e Lucy Keyko coordenam a prisão.
A Polícia Civil do Piauí deflagrou a operação Rubro, junto a Polícia Militar e a Guarda Municipal, na última quarta-feira (26), com objetivo de combater crimes contra patrimônio como furtos, roubos, estelionatos e latrocínios. Os agentes chegaram a fechar os portões da Praça da Bandeira, no centro de Teresina e revistaram vendedores irregulares que comercializavam aparelhos celulares sem nota fiscal. Os policiais ainda revistaram os boxes do Shopping da Cidade, cumpriram 10 mandados de busca e apreensão e prenderam um suspeito.
A ‘Operação Rubro’ tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa Interestadual especializada em estelionato e outros crimes praticados contra vítimas de furto e roubo de celulares, utilizando técnicas complexas para capturas não autorizadas de logins e senhas de acesso a contas vinculadas a empresa de aparelhos celulares e outros dispositivos eletrônicos, além de crimes correlatos como receptação e tráfico de drogas.