Quem viaja pelas estradas que cortam o Piauí conhece o problema de perto. É cada vez maior o número de animais nas pistas. Frequente também são os acidentes, muitos com vítimas fatais, que preocupa a Polícia Rodoviária Estadual (PRE).
Segundo o comandante do Batalhão, tenente-coronel Sousa, o problema é crítico no Estado e é praticamente impossível de ser solucionado sem o apoio da sociedade. ?É um problema presente em todo o Estado, é preciso que a população e principalmente os proprietários desses animais afastem eles das rodovias, pessoas já morreram por isso, vamos adotar medidas rígidas para solucionar esse problema nas estradas estaduais?, disse.
No mês passado, a PRE realizou uma audiência em José de Freitas com a presença da sociedade, prefeitura e Ministério Público. No encontro ficou firmado que os órgãos ficariam vigilantes ao problema. ?Apresentamos o problema e todos que estavam lá mostraram interesse em resolver o mesmo, animais serão capturados e proprietários multados a autuados?, disse o tenente-coronel Sousa.
"Eles saem do mato, do nada, e é quase impossível desviar deles, foi assim comigo, quando bati o carro em uma vaca, ninguém se machucou, mas o carro ficou destruído, o dono do animal nunca apareceu", explica o motorista Agnelo Mendes, que sofreu o acidente em 2011 na BR-343, próximo a Amarante.
A ideia é criar uma parceria entre as polícias estadual e federal, além das prefeituras piauienses para retirar esses animais das vias públicas. Os trabalhos de correição das prefeituras vão tirar esses animais das estradas, o mesmo só será entregue se os proprietários pagarem uma multa e um termo de compromisso.