As ações de combate à dengue estão cada dia mais intensas em Teresina. A determinação do prefeito Doutor Pessoa é de não economizar esforços para eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti. Para isso, as secretarias estão atuando em diversas frentes, inclusive na fiscalização de terrenos baldios.
“Terrenos baldios e casas abandonadas ou fechadas por muito tempo costumam ter focos do mosquito da dengue. Nos terrenos a situação é mais complicada porque a população acaba aproveitando esses locais para jogar lixo e esse lixo acumulado se torna o ambiente propício para a proliferação da dengue”, explica o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Edmilson Ferreira, coordenador das ações de combate à dengue.
O gestor alerta que esses locais estão sendo fiscalizados e caso estejam sujos, o proprietário pode ser multado em R$ 958 pela Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAADs).
“A fiscalização identifica os terrenos e casas abandonadas, notifica os proprietários para que façam a limpeza imediatamente, caso contrário serão autuados e multados. E a população também pode ajudar, denunciando os casos às SAADs da zona correspondente. A partir da denúncia, será gerado um número de protocolo e é dado um prazo para a solução”, acrescenta o coordenador.
Edmilson Ferreira frisa que a fiscalização é regulamentada pela Lei Complementar n° 3.610/07 do Código de Postura do Município, que prevê que os terrenos devem ser conservados, limpos, murados e devem ter calçada construída pelo proprietário. Caso não atenda às determinações, o dono será notificado e deverá regularizar a situação.