Drones serão aliados da segurança pública no Piauí

Policiais do Piauí passaram por formação para usar os equipamentos

Curso | José Alves Filho
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Também chamados de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT), os drones são quadricópteros ou octocópteros equipados com câmeras que podem capturar imagens de diversos ângulos e tipos. Por serem mais versáteis do que as câmeras tradicionais, eles auxiliam e complementam o monitoramento de ambientes, especialmente as áreas mais amplas, tornando-se fortes agentes de segurança. 

Diante disso, a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí, através da Delegacia Geral de Polícia Civil e Diretoria de Planejamento da SSP, disponibilizou o curso de  Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs) em parceria com a Polícia Civil de Goiás. O objetivo é formar 30 profissionais das forças de segurança, da PC, PM, BPM e instituições parceiras, como SEJUS, Exército, MPT, PRF e Guarda Municipal, para que futuramente possam ser multiplicadores.

José Alves Filho

O curso, que vai até esta sexta-feira (01), é ministrado  por  instrutores da Polícia Civil de Goiás. Na manhã da quinta-feira, ocorreu uma palestra sobre a tecnologia RPA a serviço dos órgãos de segurança pública e fiscalização. O ganho para as forças policiais é grande. “O custo do equipamento é baixo em relação à aviação convencional. O preço de um drone comparado a um helicóptero é bem menor”, destaca Moacy Alves Lemos, coordenador do Esquadrão de Drones da Polícia Civil de Goiás. 

A formação de instrutores e multiplicadores para a utilização do drone consiste em temas como a legislação pertinente ao uso de aeronave remotamente pilotada, meteorologia, práticas de fotografia e filmagens, segurança e planejamento de voo, e a parte prática, que representa metade do curso aplicado. “Tudo isso focado na segurança do piloto, das pessoas e também do próprio equipamento, que é um bem público”, disse Moacy.

Ele explica que o equipamento está cada vez mais sistemático e tem auxiliado em apoio tático, nas investigações prévias de levantamentos de áreas no estado de Goiás.  “No Piauí, será próprio para fazer o plano operacional de maneira fácil”, conta o coordenador do Esquadrão de Drones.

A utilização desses equipamentos nas atividades policiais já acontece em Teresina e em algumas regiões do interior do Estado. A intenção principal do curso é regulamentar e fortalecer a utilização. “Nós estamos com empréstimos em andamento de recursos para adquirir drones em várias atividades de segurança, seja para Polícia Civil, seja para os Bombeiros, que ainda não possuem esse equipamento”, conta o delegado Riedel Batista. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES