Eclipse parcial da lua: saiba quais estados poderão ver o fenômeno

Esse fenômeno ocorre quando parte da lua penetra na sombra da Terra.

Eclipse parcial da lua. | Pixabay
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Neste sábado (28), os brasileiros terão a oportunidade de presenciar outro grande fenômeno astronômico no céu, o eclipse parcial da Lua. Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte e parte dos estados Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí, terão a oportunidade de ver o evento no nascer da Lua.

Esse fenômeno ocorre quando parte da lua penetra na sombra da Terra. Conforme explica a astrônoma do Observatório Nacional, Dra. Josina Nascimento, há dois tipos de sombra: a penumbra e a umbra, que interferem nas diferentes categorias de eclipses lunares: o eclipse penumbral, o parcial e o total.

Esta ilustração mostra o caminho da lua através da sombra da Terra durante um eclipse lunar total. Foto: NASA 

"A primeira é uma sombra clara que ainda recebe luminosidade do sol. Quando a Lua está completamente mergulhada nessa sombra ocorre o eclipse penumbral e não se percebe diferença no brilho da Lua. Já a umbra é a sombra escura que não tem mais nenhuma luminosidade do Sol. Quando a Lua vai entrando nesta sombra temos o eclipse parcial. Quando está totalmente mergulhada na umbra ocorre o eclipse total da Lua”, disse a astrônoma. 

Neste sábado, conforme o observatório nacional, a lua mergulha totalmente na penumbra, mas apenas 6% de sua superfície será coberta pela umbra, resultando em uma pequena porção da lua que ficará "mordida". O evento ocorre durante o nascimento do satélite natural da Terra. Nas demais localidades do país, o eclipse será penumbral, já que a lua terá passado pela fase parcial antes de surgir no horizonte. 

De acordo com a astrônoma, em todos os eclipses parciais, o fenômeno passa primeiro pela fase penumbral, seguida da fase parcial e, por fim, a penumbral novamente. A olho nu não se consegue perceber diferença considerável na luminosidade da Lua durante o eclipse penumbral. Diferente do eclipse anular do sol, os espectadores podem olhar diretamente para a lua. 

“E a boa notícia é que não é necessário tomar precauções especiais para observar o eclipse lunar. Podemos olhar diretamente para a Lua e pelo tempo que quisermos", destacou a astrônoma.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES