46% dos brasileiros são motivados por salário, seguido por horário flexível

O estudo revelou que em 2024 os principais motivadores no ambiente de trabalho são salário, horários flexíveis, oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem, e estabilidade.

Pesquisa aponta principais motivações dos brasileiros no trabalho | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A consultoria global de gestão organizacional, Korn Ferry, conduziu a pesquisa intitulada "Workforce Brasil 2024” para aprofundar a compreensão sobre as expectativas e desejos dos profissionais em relação ao trabalho em diversas áreas. O estudo revelou que em 2024 os principais motivadores no ambiente de trabalho são salário, horários flexíveis, oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem, e estabilidade.

Remuneração

A apuração revelou que 46% dos brasileiros priorizam o pacote de remuneração como forma de escolha, retenção e motivação de seus empregos. Neste pacote, embora seja importante o salário mensal, também são considerados os planos de saúde, vales, bônus e outros benefícios. No âmbito global, o estudo revelou o contrário, sendo a prioridade número um dos trabalhadores ter um horário flexível (38%).

Horário flexível

No Brasil, a flexibilidade no horário de trabalho ficou em segunda colocação (38%) e, em terceira opção, as oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento (34%).

Detalhes

A Korn Ferry identificou que o percentual de mulheres que buscam remuneração mais generosa (48%) e horários de trabalho flexíveis (43%) é maior que o de homens. 

Prioridades por região

Os dados do Workforce Brasil também revelaram as principais prioridades por regiões brasileiras. O Sul (57%) é o local em que mais se prioriza a remuneração, seguido de Sudeste (45%), Nordeste (42%), Norte (40%) e Centro-Oeste (38%).

Flexibilidade de horário

Na apuração sobre flexibilidade no horário de trabalho, os estados do Sul do Brasil se posicionam em primeiro lugar (42%), seguido pelo Sudeste (39%), Nordeste (36%), Centro-Oeste (32%) e Norte (29%).

Oportunidades

Conseguir excelentes oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento, a prioridade, por regiões, começa a mudar. O Sudeste ocupa o primeiro lugar (35%), depois Nordeste (34%), Sul (33%), Centro-Oeste (30%) e, por último, o Norte (24%).

Trabalho remoto

Quando questionados sobre os fatores que os fariam permanecer em seus cargos atuais, 24% dos CEOs apontaram o trabalho remoto em tempo integral como prioridade, seguidos por 17% que destacaram a importância de ter um executivo sênior como líder, e 9% que valorizam a presença de um líder na mesma posição hierárquica.

Benefícios corporativos

Foi identificado que 87% dos colaboradores concordam que é essencial que uma empresa compreenda a importância dos benefícios corporativos como planos de saúde, odontológico, vales alimentação e refeição que, além de acompanharem o salário, complementam a remuneração mensal.

IA

No contexto da inteligência artificial e de avanços tecnológicos, o Brasil se destaca como um dos países mais otimistas sobre o impacto dessas inovações no mercado de trabalho. Embora o entusiasmo pela IA seja um pouco menor entre os profissionais mais velhos, 70% dos trabalhadores com idades entre 55 e 65 anos ainda enxergam essas mudanças de forma positiva. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES