Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) está no município de Demerval Lobão até quinta-feira (1º) para investigação e protocolos para erradicação dos focos de peste suína.
A secretária do Agronegócio e Empreendedorismo Rural do Estado (Seagro) Simone Pereira, disse nesta segunda-feira (29), que uma equipe formada pela Seagro, Delegacia do Ministério da Agricultura e Adapi entrou com processo de investigação, fez toda orientação conforme protocolo do Ministério da Agricultura. "Os animais foram sacrificados e a equipe técnica da Adapi continua na região fazendo a varredura e acreditamos que o foco está controlado", disse a secretária.
A secretária Simone Pereira conversou com os moradores e a Seagro junto com Adapi assinou decreto de criação de um comitê de enfrentamento à peste suína, com validade para 60 dias para observar a criação da região e certificar de que não existe qualquer rastro de foco da peste suína. "Recebemos a determinação do governador Wellington Dias para agilizar a indenização das famílias que tiveram os animais sacrificados", diz a secretária.
Segundo a secretária, a peste suína não é transmitida ao ser humano. No entanto, a qualidade da carne é comprometida e a incidência da peste suína é prejudicial aos produtores.