Agência 123 Milhas entra com pedido de recuperação judicial

A agência emitiu um comunicado afirmando que um pedido de recuperação judicial havia sido realizado, em uma tentativa de recuperar a empresa.

Agência realiza pedido judicial para recuperação de plataforma | Reprodução - Foto: Adobe Stock
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Nesta terça-feira (29) a agência de passagens aéreas 123milhas, comunicou em nota que havia entrado com uma ação solicitando um pedido de recuperação judicial à 1ª Vara Empresarial da cidade de Belo Horizonte, onde atualmente se encontra a sede da empresa. A solicitação enviada também tem relação com as empresas HotMilhas e Novum, que tem ligação direta com a 123milhas. 

A companhia comunicou uma dívida de R$ 2,308 bilhões em sua solicitação ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Contudo, o montante em questão pode sofrer ajustes futuros após uma avaliação dos créditos pelo administrador judicial. A 123milhas requisitou a suspensão imediata, inicialmente por 180 dias, das ações legais de cobrança que foram movidas contra a empresa, bem como do pedido de recuperação judicial apresentado ao TJMG.

Essa solicitação surge depois que a empresa parou de emitir passagens e pacotes flexíveis a partir de 18 de agosto. A linha Promo, que oferecia preços mais baixos devido à ausência de datas fixas de ida e volta, foi interrompida devido a taxas de juros elevadas e tarifas aéreas mais altas. A empresa comunicou ao TJMG que buscou renegociar coletivamente as trocas de produtos relacionadas às passagens, mas essa iniciativa "acabou se demonstrando como frustrada". 

Leia Mais

Desse modo, a 123milhas explica que o pedido de recuperação judicial para evitar as consequências de ações individuais por todo o país, as quais resultaram em "bloqueios e constrições que dificultaram a satisfação individual dos créditos". Perante a Justiça, a 123 Milhas declara estar enfrentando uma crise de natureza "momentânea e específica, totalmente passível de resolução", e aponta a recuperação judicial como uma medida necessária para a resolução da situação.

Segue abaixo nota emitida pela agência:

"A 123milhas informa que protocolou hoje (29/08) no Tribunal de Justiça de Minas Gerais um pedido de Recuperação Judicial. A medida tem como objetivo assegurar o cumprimento dos compromissos assumidos com clientes, ex-colaboradores e fornecedores. A Recuperação Judicial permitirá concentrar em um só juízo todos os valores devidos. A empresa avalia que, desta forma, chegará mais rápido a soluções com todos os credores para, progressivamente, reequilibrar sua situação financeira. A 123milhas ressalta que permanece fornecendo dados, informações e esclarecimentos às autoridades competentes sempre que solicitados. A empresa e seus gestores se disponibilizam, em linha com seus compromissos com a transparência e a ética, a construir conjuntamente medidas que possibilitem pagar seus débitos, recompor sua receita e, assim, continuar a contribuir com o setor turístico brasileiro", consta em nota.

A comercialização das passagens a um valor mais acessível, segundo a empresa, é o ponto chave das dificuldades mencionadas no processo judicial. Isso porque as expectativas de execução dessas promoções foram frustradas pelo aumento das tarifas após a pandemia de Covid-19, pela elevação das taxas de juros e pela implementação de novas diretrizes pelas companhias aéreas para controlar seus programas de milhagem, que estão envolvidos nas transações da empresa.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES