O Brasil agora conta com um novo mercado para a exportação de caprinos brasileiros. A informação foi confirmada pelo Ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, que cumpriu agenda nessa segunda-feira (31), na Arábia Saudita.
A ampliação das relações comerciais de produtos da agropecuária brasileira é uma das missões da comitiva do Mapa, no país asiático. O Ministro anunciou que foi liberada a habilitação para exportação de caprinos brasileiros para o país, logo após reunião com o Ministério de Meio Ambiente, Águas e Agricultura (MEWA). Com a medida do governo saudita, estabelecimentos interessados em comercializar a produção de caprinos para a Arábia Saudita devem buscar a habilitação junto ao Mapa.
Segundo o Ministério, o Brasil possui 25 novos mercados para a exportação agropecuária desde o inicio do ano. De acordo com os dados do IBGE (2019), o Brasil é o 21º produtor de caprinos com um rebanho de aproximadamente 11,3 milhões, concentrado, majoritariamente, na região Nordeste do país.
Produção sustentável
O ministro da Agricultura e Pecuária também anunciou a formação do grupo de trabalho entre Brasil e Arábia Saudita para a estruturação da parceria entre os países no maior programa de produção sustentável de alimentos do mundo, desenvolvido pelo Mapa. O programa visa a conversão de pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis.
Durante o encontro, também foram realizadas as tratativas para a regionalização do protocolo de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), em caso de detecção de focos em granjas comerciais. O Brasil é o maior exportador de frango do mundo e um dos únicos países que mantém o status de livre da IAAP, conforme a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Desde domingo (30), a comitiva brasileira cumpre missão na Ásia. Além de ter cumprido agendas em Riade, Fávaro realizou reunião bilateral com o ministro de Meio Ambiente, Água e Agricultura da Arábia Saudita, Abdulrahman Abdulmosen A. Al-Fadley. A comitiva também se reuniu com representantes da Sabic Agri-Nutrients e da Companhia Saudita de Investimentos em Agricultura e Pecuária (Salic). A delegação brasileira desembarcou em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, na segunda-feira (31) e ficará até esta quarta-feira (02).