O movimento dos consumidores nas lojas de todo o país cresceu 1,3% em julho na comparação com junho (-0,1%), segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado nesta sexta-feira (3).
Na comparação com julho de 2011, o crescimento da atividade varejista foi de 11,3%, a maior alta neste critério de comparação desde dezembro de 2010. Com este resultado, o varejo acumulou alta de 8,1% de janeiro a julho de 2012 ante o mesmo período do ano passado.
O segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática liderou a alta da atividade varejista mensal, com crescimento de 2%.
O setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas registrou bom desempenho, avançando 1%, enquanto as lojas de material de construção e o comércio de combustíveis e lubrificantes registraram elevações idênticas de 0,6%.
Em sentido oposto, registram recuos os segmentos de veículos, motos (-0,1%) e peças e de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-0,5%).
Segundo a Serasa, o indicador é obtido exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.