O aumento de 6,42% no preço do etanol nos postos de combustíveis nos últimos dois meses levou a uma mudança significativa no cenário de vantagem entre etanol e gasolina em várias regiões do país. Com o etanol ultrapassando o limite de 70% do preço da gasolina em muitos estados, a gasolina tornou-se a opção mais vantajosa para abastecer veículos flex em 18 estados, enquanto o etanol permanece mais econômico em 8 estados e no Distrito Federal.
ONDE O ÁLCOOL ESTÁ MAIS VANTAJOSO? Segundo levantamento feito pelo g1, com base nos dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), o etanol está compensando apenas nos seguintes estados: Acre, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.
ONDE A GASOLINA ESTÁ COMPENSANDO? O levantamento também mostra onde a gasolina está compensando mais para abastecer: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
O QUE INFLUENCIOU ESSE AUMENTO? Diversos fatores, incluindo políticas de preços, custos de produção e condições de mercado internacional, influenciam os preços e a vantagem relativa entre diferentes tipos de combustíveis, segundo explicou o diretor-executivo da AbriLivre, Rodrigo Zingales, ouvido ao g1. Ele apontou três fatores principais:
1. Alta no preço do etanol, que com o aumento do preço vendido pelo produtor à distribuidora, subiu o custo do combustível nos postos, tornando-o menos competitivo em relação à gasolina.
2. Política de preços da Petrobras que pode ter contribuído para segurar o repasse dos aumentos da cotação do petróleo no mercado internacional para o preço da gasolina, mantendo-o relativamente estável em comparação com o etanol.
3. Custos de importação da gasolina podem estar comportados, o que ajuda a manter os preços deste combustível em um patamar competitivo em relação ao etanol.
Preços médios do etanol e da gasolina nos estados e no DF
|