Baiana fatura mais de R$ 2,5 milhões com venda de acarajé em Londres

O sucesso de sua empresa é resultado da combinação entre tradição, ancestralidade e uma cuidadosa preservação da cultura afro-brasileira.

Camila Vargas no Little Piece of Bahia | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Uma empreendedora baiana conquistou o mercado gastronômico britânico, faturando mais de R$ 2,5 milhões com a venda de acarajé e outros pratos típicos da culinária baiana. Camila Vargas, à frente do Little Piece of Bahia, expandiu o negócio familiar fundado por sua mãe e hoje comanda unidades em Manchester e Londres, além de oferecer delivery para várias partes do Reino Unido. O sucesso de sua empresa é resultado da combinação entre tradição, ancestralidade e uma cuidadosa preservação da cultura afro-brasileira.

Comida

O cardápio do Little Piece of Bahia inclui clássicos como acarajé e vatapá, com a proposta de levar os sabores autênticos da Bahia para as terras europeias. Camila destaca que os clientes estão cada vez mais buscando novas experiências culinárias e que o restaurante tem conquistado adeptos tanto entre brasileiros expatriados quanto entre europeus. “Os europeus estão cansados de churrasco, querem experimentar a verdadeira comida baiana”, afirma ela.

Histórico

A trajetória do negócio tem suas raízes em Salvador, onde Maria do Carmo Vargas, mãe de Camila, fundou em Curitiba, no final dos anos 1980, uma barraca de comida baiana. Pioneira em sua área, Maria do Carmo vendia acarajé nas feiras da cidade e construiu uma reputação de oferecer pratos ligados à cultura religiosa afro-brasileira. Camila, embora inicialmente não envolvida no ramo gastronômico, viu sua vida mudar após um pedido especial de sua mãe antes de falecer.

Preservar o legado

Durante a pandemia, com o diagnóstico de câncer de sua mãe, Camila decidiu honrar o legado familiar e assumir o comando do negócio. Mesmo sem experiência culinária, seguiu as instruções da mãe e manteve viva a tradição de preparar o acarajé“Minha mãe me disse que era minha vez de honrar nossa cultura”, relembra Camila. A empresária, que já vivia há anos em Londres, utilizou sua expertise no setor de serviços e moda para expandir o negócio.

Grupo de empresas

Atualmente, o Little Piece of Bahia é mais do que um restaurante; tornou-se um grupo de empresas que participa de feiras de rua em várias cidades do Reino Unido. Além das unidades físicas, o serviço de delivery da marca tem realizado milhares de pedidos, inclusive exportando pratos típicos para países vizinhos, como Escócia e Irlanda do Norte. Em 2023, a unidade de Londres alcançou um faturamento impressionante.

Bahia na Europa

Para Camila, o sucesso do empreendimento é uma forma de dar continuidade à missão iniciada por sua mãe. “Minha mãe levou a Bahia ao sul do Brasil. A minha história se repete, só que em outro continente”, afirma. Com isso, ela se dedica a promover a cultura baiana e a culinária afro-brasileira, consolidando seu nome no competitivo mercado gastronômico internacional.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES