Bolsa fecha em alta e tem novo recorde ao encostar nos 137 mil pontos

O principal índice da bolsa de valores de São Paulo fechou em alta de 0,94%, aos 136.889 pontos. Já a moeda norte-americana subiu 0,23%, cotada a R$ 5,4922.

Bolsa de valores | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, encerrou esta segunda-feira (26) em alta, aproximando-se dos 137 mil pontos e estabelecendo um novo recorde, impulsionado pela forte valorização das ações da Petrobras. O dólar também registrou alta.

A valorização das ações da Petrobras — uma das empresas de maior peso no Ibovespa — refletiu o aumento dos preços do petróleo no mercado internacional, em meio ao agravamento das tensões no Oriente Médio durante o fim de semana.

No domingo (25), Israel declarou estado de emergência e lançou ataques ao sul do Líbano em resposta a uma ofensiva do grupo Hezbollah. Dado que a região é uma das maiores produtoras de petróleo do mundo, o preço da commodity iniciou a semana com uma alta de quase 3%.

Apesar do cenário de cautela, o mercado mantém um otimismo moderado com a possibilidade de uma redução nas taxas de juros dos Estados Unidos. Na sexta-feira (23), o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou que "é hora de ajustar a política monetária".

Os investidores interpretaram a declaração como um indicativo de que o Fed poderá começar a cortar suas taxas no próximo mês.

No cenário interno, a expectativa gira em torno da possível indicação de Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central do Brasil (BC). Galípolo, que estava em um evento em Teresina (PI) nesta segunda-feira, foi chamado a Brasília pelo presidente Lula (PT) para ficar de "sobreaviso" em caso de oficialização da sua indicação.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES