Bolsas dos EUA fecham em queda, mas acumulam alta nesta semana

Dow Jones recuou 0,28%, S&P caiu 0,13% e Nasdaq perdeu 0,09%.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

As ações dos Estados Unidos fecharam em queda nesta sexta-feira, uma vez que preocupações com a possibilidade de mais violência na Ucrânia provocaram realização de lucros antes do fim de semana, ofuscando o otimismo com o relatório de emprego do país.

O índice Dow Jones recuou 0,28%, para 16.512 pontos. O índice Standard & Poor"s 500 teve desvalorização de 0,13%, para 1.881 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 0,09%, para 4.123 pontos.

Na semana, o Dow Jones e o S&P acumularam alta de 0,9%, enquanto o Nasdaq avançou 1,2%.

Os papéis de empresas do setor de saúde ficaram entre as principais quedas do S&P 500, incluindo a fabricante de medicamentos Pfizer Inc, que recuou 1,3%, para US$ 30,75, após a britânica AstraZeneca Plc rejeitar sua proposta de aquisição.

Acrescentou pressão ao mercado a informação de que mais de 40 pessoas foram mortas na cidade ucraniana de Odessa, na maior violência no porto do Mar Negro desde que o presidente Viktor Yanukovich foi retirado do poder em fevereiro.

"A tensão geopolítica voltou para o mercado. Estamos chegando ao fim de semana e os eventos podem se desdobrar. Então você tem que embolsar os lucros", afirmou o estrategista de mercado da Prudential Financial Quincy Krosby.

Antes da abertura dos negócios, dados mostraram que a criação de postos de trabalho nos EUA em abril aumentou no ritmo mais rápido em mais de dois anos, sugerindo forte recuperação da atividade econômica. Mas o dado foi ofuscado por uma forte alta no número de pessoas saindo da força de trabalho.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES