Em outubro, o Brasil registrou o segundo maior número de aberturas de mercados para produtos agrícolas no comércio internacional, com 34 novos mercados em 12 países, número próximo ao total alcançado ao longo de todo o ano de 2019, que teve 35 aberturas. Este desempenho só é superado por setembro deste ano, quando o país atingiu um recorde de 55 novos mercados em 14 países.
Produtos e países
As aberturas de outubro beneficiaram várias cadeias produtivas, destacando-se algodão em pluma e caroço para a Arábia Saudita; sementes de milho, sorgo, soja e braquiária para o Gabão; sementes de setária para a Colômbia; amêndoas de cacau e erva-mate para a União Eurasiática (incluindo Rússia, Armênia, Belarus, Cazaquistão e Quirguistão); sêmen e embriões de ovinos e caprinos para Cuba; frutos secos de macadâmia para o Japão; e carne de ovinos e caprinos para o Catar, entre outros.
192 aberturas
Segundo a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Brasil alcançou 192 aberturas de mercados em 48 destinos nos últimos dez meses. Desde o início de 2023, início do terceiro mandato do presidente Lula e da gestão do ministro Carlos Fávaro no Mapa, o país soma 270 aberturas em 61 países.
200 nações
O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua, destacou que a abertura de novos mercados reflete a competitividade e confiabilidade do setor agrícola brasileiro, que vem ganhando reconhecimento em mais de 200 nações e territórios. Rua ressaltou a importância do trabalho conjunto de adidos agrícolas em negociações bilaterais, informando que mais de 65% das aberturas ocorreram em postos com a presença desses profissionais. Com a expansão de 29 para 40 postos de adidos, o secretário espera que novos recordes sejam atingidos.
Agronegócio
A expansão para mercados internacionais tem sido essencial para o crescimento das exportações do agronegócio brasileiro. Em setembro, as exportações do setor atingiram um recorde de US$ 14,19 bilhões, um aumento de 3,6% em relação ao mesmo mês de 2023. Nos últimos doze meses, de outubro de 2023 a setembro de 2024, o setor registrou exportações totais de US$ 166,19 bilhões, um aumento de 1,8% em relação aos doze meses anteriores. Esse crescimento nas exportações é fruto do trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), com o apoio da ApexBrasil em ações de promoção comercial.