O Ministério do Trabalho informou nesta sexta-feira (28) que o Brasil gerou 221.392 empregos com carteira assinada no ano passado.
De acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do total de vagas criadas, 114.650 foram preenchidas por homens e 106.742, por mulheres.
Além dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que englobam os trabalhadores celetistas, os números da Rais também incluem os servidores públicos federais, estaduais e municipais, além de trabalhadores temporários.
A pesquisa, divulgada anualmente, é considerada uma das principais fontes de informações sobre o mercado de trabalho formal brasileiro.
O saldo positivo de 2017 foi registrado após dois anos seguidos de com mais demissões do que contratações.
Outros dados
Mais cedo, nesta sexta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a taxa de desemprego no Brasil caiu para 12,1% no trimestre encerrado em agosto, mas ainda atinge 12,7 milhões de brasileiros.
O número é 4% inferior ao registrado no trimestre encerrado em maio (529 mil pessoas a menos). Já na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, quando havia 13,1 milhões de desempregados no país, a população sem prego caiu 3,1% (menos 406 mil pessoas).