A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quarta-feira (03) a redução de até 60% nas taxas de administração de fundos de investimento do banco, na mais recente ofensiva estatal para provocar redução de tarifas e de juros no setor financeiro nacional.
"O objetivo é expandir a participação do banco na indústria de fundos, democratizar o acesso a esses produtos e torná-los mais atrativos, beneficiando novos clientes e atuais investidores", segundo comunicado da Caixa.
Além de cortar as taxas de administração em diversos fundos, a Caixa diminuiu o valor das aplicações mínimas iniciais.
O fundo de ações Caixa FIA ISE, por exemplo, teve sua aplicação mínima reduzida de R$ 1.000 para R$ 500, com taxa de administração caindo de 2,5% para 1,5%. O fundo multimercado RV 30 LP teve a mesma diminuição da aplicação mínima, enquanto a taxa de administração passou de 2,5% para 1%.
A Caixa diz ocupar atualmente a quarta posição no mercado de fundos de renda fixa, com fatia de quase 12%.
"A estratégia da Caixa também é expandir sua participação na indústria de fundos nas classes ações e multimercado", disse o vice-presidente de ativos de terceiros do banco, Marcos Vasconcelos.
Financiamento de motos
A Caixa informou também nesta quarta-feira uma parceria com o Banco Panamericano para financiamento de motos zero quilômetro. A parceria resultará em uma promoção para o segmento de motos novas a partir de 100 cilindradas, que vai permitir o financiamento de até a totalidade do valor com um prazo de até 36 meses, informou o banco estatal em comunicado.
A Caixa é acionista minoritária do Panamericano, banco controlado pelo BTG Pactual. A promoção, com início imediato, será válida tanto para clientes da Caixa e do Panamericano quanto para não clientes, e contempla mais de 2,5 mil concessionárias de motos no país.