A Caixa Econômica Federal inaugurou nesta quarta-feira, 21, as novas instalações da agência-barco Chico Mendes. Na ocasião, o banco fez a primeira viagem da unidade, saindo do Porto São Raimundo, em Manaus (AM).
A embarcação tem 34 metros de casco e 9 metros de altura, divididos em três andares, e leva atendimento para aproximadamente 300 mil habitantes de 15 municípios ribeirinhos.
A unidade traz mais conforto para clientes e empregados, espaço de atendimento CAIXA Pra Elas e um novo sistema de conexão mais eficiente. A agência conta ainda com um elevador para acesso aos andares superiores, viabilizando o acesso de pessoas com deficiência, corredores mais largos, sala de parceiros, com distanciamento para cadeirantes e banheiros adaptados.
A agência-barco Chico Mendes terá horário de atendimento das 9h às 15h, nos dias úteis. Todas as transações de uma agência bancária são realizadas no barco, com exceção da movimentação de dinheiro em espécie.
Os atendimentos na nova embarcação serão realizados conforme os ciclos alternados já existentes, que têm duração média de 26 e 29 dias cada um, conforme divisão das rotas 1 e 2.
A Rota 1 compreende os municípios de Amaturá, Santo Antônio do Iça, Tonantins, Jutaí, Fonte Boa, Uarini e Alvarães; já a Rota 2 abrange as cidades de Codajás, Anori, Beruri, Anamã, Manaquiri, Careiro da Várzea, Barcelos e Novo Airão.
A CAIXA dispõe de duas agências-barco, no Amazonas e no Pará, para atendimento de populações ribeirinhas da Bacia Amazônica. Essas unidades prestam suporte à necessidade de atendimento bancário causada pelas dificuldades de acesso às regiões, diminuindo os gastos de deslocamento da população até os centros urbanos.