O carro mais antigo do mundo ainda em funcionamento irá a leilão no próximo mês na Pensilvânia, nos Estados Unidos, por um valor que pode chegar a R$ 4,6 milhões. O modelo movido a vapor, um 1884 De Dion Bouton et Trepardoux Dos-a-Dos Steam Runabout, foi encomendado pelo empresário francês Conde de Dion em 1884 e apelidado de "La Marquise".
O "La Marquise" possui 2,7 m de comprimento e tem capacidade para transportar quatro pessoas. O tanque pode armazenar até 151,4 l de água, o que dá ao modelo uma autonomia de 20 milhas (cerca de 32 km). A caldeira é alimentada por carvão ou coque, combustível derivado do carvão.
Com apenas quatro proprietários desde sua fabricação, o carro participou da primeira corrida de automóveis em 1887. Apesar de ser movido a vapor o modelo podia atingir até 60 km/h em reta.
"Com a sua proveniência impecável, totalmente documentada históricamente e confirmada pelos principais historiadores como o carro mais antigo do mundo motor funcionando, a sua venda representa uma oportunidade para colecionadores experientes, com poucas chances de ser repetido", afirmou Rob Myers, da empresa RM Auctions, responsável pelo leilão.