Com crise, aumentam pedidos de falência no 1º semestre de 2012

Para os economistas da Serasa, um conjunto de fatores pode explicar esse aumento

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O primeiro semestre deste ano registrou 975 pedidos de falências em todo o país, de acordo com Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações divulgado nesta quinta-feira (5). No mesmo período do ano passado, 877 solicitações haviam sido feitas.

Entre os pedidos registrados no semestre, 529 partiram de micro e pequenas empresas, 286 de médias e 160 de grandes. Também foi verificado aumento no número de pedidos de recuperação judicial. Até junho, houve 395 requerimentos - contra 239 no mesmo período de 2011. Dos 395 requerimentos de recuperação judicial verificados no primeiro semestre de 2012, 202 foram de micro e pequenas empresas, 129 de médias e 64 de grandes.

Para os economistas da Serasa, um conjunto de fatores pode explicar esse aumento: "a maior percepção do risco na economia e o minguante crédito externo, como consequências da crise europeia; a baixa atividade econômica, com o consumo dependendo da redução do endividamento do consumidor; o crédito doméstico mais seletivo, mantendo o capital de giro caro; a alta inadimplência das empresas e dos consumidores, que afetam o fluxo de caixa e, por fim, a desvalorização do real como reflexo da crise, que aumenta o endividamento externo das empresas em outras divisas".

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES