Férias é tempo de diversão, que podem, geralmente, resultar em gastos extras. Saber controlá-los e acima de tudo dosá-los com as atividades que se desejam realizar vale muito a pena nesse período. O uso do cartão de crédito é intensificado devido à praticidade e o menor risco de andar com o dinheiro no bolso ou cartão da conta do banco.
Que o dinheiro de plástico entrou definitivamente na rotina de pagamentos do brasileiro, não é novidade. Mas, conseguir gerenciar de forma disciplinada e positiva é tarefa necessária para a satisfação do usuário do cartão de crédito. Compras parceladas pelo cartão, muitas vezes sem juros, podem ser aliadas no orçamento, já que facilitam o plano para o pagamento das contas e ajudam o consumidor a organizar suas finanças.
Os benefícios do cartão
Este é inclusive um dos maiores benefícios do cartão, a programação de gastos, uma vez que é possível fazer compras hoje e efetuar o pagamento no mês seguinte, de acordo com o vencimento da fatura. Uma importante facilidade que permite ao usuário planejar suas contas e vencimentos mediante a entrada de seus rendimentos.
Segundo Aécio Magalhães, diretor da rede de cartões de crédito Credishop, o período das férias estimula o uso de cartão de crédito, que tem se tornado uma peça bastante confiável. ?Nas férias dá para utilizar de conceitos de educação financeira e gastar com responsabilidade. O cartão de crédito é um forte parceiro na hora de efetuar pagamentos e consumir o que deseja com mais praticidade e segurança?, aponta.
Feitas as contas e pagamentos, cartões de crédito podem tornar as férias um período muito mais fácil. Além da praticidade, conforto e segurança, o consumidor ainda tem a chance, em alguns casos, de ganhar prêmios ou crédito, através do acúmulo de pontos a cada vez que utiliza seu cartão.
Dicas de utilização
Levar poucos cartões também é importante, ainda que se tenham vários. Ao viajar, o ideal é levar apenas um ou dois cartões, ou então concentrar as compras em um único. Também vale a pena informar ao banco emissor dos planos sobre eventuais viagens nas férias. Para entrar em contato, basta verificar o número do telefone na fatura, no verso do cartão ou procurar o telefone da central de atendimento no site da instituição. Essa ação pode evitar que uma transação com o cartão demore a ser liberada por fugir do seu padrão tradicional de uso.
Por fim, vale frisar que as férias só terminam quando se confere e paga a fatura do cartão. Com as informações coletadas antes das viagens ou passeios é possível também avaliar os custos cobrados pelos serviços prestados e como vale a pena gerenciar os gastos com as compras.