Marceneiros, arquitetos, decoradores e paisagistas estão sendo acionados com a expansão dos condomínios tipo clube. Como racionalizar o espaço do apartamento que encolheu? Como equipar e embelezar áreas de convivência que se agigantaram?
A arquiteta Cássia Kroeff, uma das convocadas, atua em Porto Alegre e Florianópolis. Para os lugares de uso comum, nada de mesões nas salas de entretenimento. A opção é por modulados.
Dentro dos apartamentos, o segredo é espichar os ambientes com o jogo de cores e móveis sob medida, arredondados, se possível desdobráveis ou embutidos. É o guarda-roupa pesadão, substituído por armários acoplados.
Na casa do empresário Marcos Weber, 36 anos, e da mulher, a empresária Luanda Jensen, 33 anos, três dormitórios se transformaram em dois após seis meses de reforma. Comandado pela arquiteta Larisse Squeff, o trabalho contou ainda com a integração da sacada à sala de estar e adaptação da área de serviço para ampliação da cozinha.
Pisos
Prefira cores claras, de forma contínua e uniforme possível, ou seja, sem muitos detalhes. Formatos maiores e lisos ajudam a dar sensação de ampliar os ambientes.
Forros
Assim como os pisos, os forros também devem ser em cores claras. Quando usados em gesso, devem ser aproveitados para iluminar o máximo possível os espaços pequenos.
Espelhos
Na entrada de ambientes, é opção para dar a sensação de continuidade e ampliar os espaços. Caso não haja muitas paredes, o espelho pode estar colado em portas de armários e cristaleiras.
Móveis soltos
O melhor é comprar móveis de tamanho reduzido ou retráteis, para não ocuparem o espaço de circulação. São indicados móveis leves que não pesem no ambiente, em vidro ou acrílico, e também de formas mais arredondadas.
Armários sob medida
Aproveite ao máximo cada parede com móveis sob medida. Quando o pé direito for alto, é possível fazer os armários até o teto. O ideal é utilizar portas de correr deslizantes, pois ocupam menos espaço.
Integração de ambientes
Integrar ambientes amplia espaços. Se a cozinha for fechada, a sugestão é adaptá-la ao estilo americano, para ficar mais agradável e iluminada, por exemplo.
Mesa de jantar
É um móvel que sempre ocupa muito espaço. Em apartamentos diminutos, ela pode ser substituída por um balcão alto, entre a cozinha e a sala. Outra opção é usar uma mesa redonda ou encostá-la na parede com um banco linear.
Cores
A indicação é por cores claras em paredes e móveis, mas escuras nos pequenos detalhes, como almofadas e objetos decorativos. Estampas também devem ser evitadas.
Organização
Antes de fazer o projeto dos móveis, convém planejar os espaços que serão necessários para guardar os pertences e organizar a casa. Planejar é fundamental.
Eletrodomésticos
Substituir os eletrodomésticos tradicionais por mais modernos pode ajudar a ganhar espaço. Trocar o fogão por um cooktop (fogões de mesa) e um forno elétrico, por exemplo, pode aumentar a área útil na cozinha.