A brasileira Tarciana Medeiros, atual presidente do Banco do Brasil, foi eleita como uma das mulheres mais poderosas do mundo. No ranking divulgado nesta quarta-feira (06) pela renomada Revista Forbes, Tarciana aparece na posição 24° da lista. Natural de Campina Grande, na Paraíba, ela é a única brasileira no ranking.
Tarciana tem 45 anos e uma longa história com o Banco do Brasil. Ela entrou na instituição nos anos 2000, antes disso era feirante, desde 2019 a paraibana atuava como gerente do banco. Com sua nomeação ao cargo mais alto da instituição, ela se tornou a primeira mulher presidente do Banco do Brasil.
A lista leva em conta questões como dinheiro, mídia, impacto e esferas de influência. O nome de Tarciana aparece ao lado de grandes figuras do mundo contemporâneo como Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos; Taylor Swift e Beyoncé. A Forbes destacou o fato da brasileira comandar a instituição mais antiga do Brasil e a segunda da América Latina.
“É uma alegria imensa poder ser reconhecida, poder inspirar outras mulheres, poder inspirar outras meninas, do que é possível quando nós temos oportunidades. Agradeço demais ao presidente Lula em me nomear e aos acionistas do banco que acreditam que é possível sim conciliar uma atuação comercial com uma atuação pública”, comemorou a presidente.
Confira a lista das Forbes com as 10 mulheres mais poderosas do ano.
1 - Ursula von der Leyen
2 - Christine Lagarde
3 - Kamala Harris
4 - Giorgia Meloni
5 - Taylor Swift
6 - Karen Lynch
7 - Jane Fraser
8 - Abigail Johnson
9 - Mary Barra
10 - Melinda Gates