Contratações do setor industrial têm salto de 75% e jovens são maioria

Em setembro, o saldo era de 59.827 empregos, o que corresponde a um aumento de 40% em relação ao mesmo mês do ano passado

Contratações do setor industrial | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O setor industrial brasileiro apresentou um aumento significativo no número de postos de trabalho criados nos nove primeiros meses de 2024. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, foram criadas 405.493 novas vagas, representando um crescimento de 75,5 % em relação ao mesmo período de 2023. Em setembro, o saldo era de 59.827 empregos, o que corresponde a um aumento de 40% em relação ao mesmo mês do ano passado. Além disso, o crescimento foi de 16% em comparação a agosto.

A indústria da transformação foi responsável por 93% das novas vagas criadas em setembro, totalizando 55.860 vagas. Os ramos que mais se desenvolveram foram os de alimentação, com 22.488 vagas, borracha e material plástico, com 3.578, e veículos automotores, com 3.389. O Nordeste se destacou como a região com maior número de contratações, respondendo por 42,4% das novas vagas. O Sudeste ocupou o segundo lugar, com 37,8% das contratações.

programas do governo federal

Os programas do governo federal foram apontados como fatores importantes para o aumento das contratações no setor industrial. Entre os programas indicados pelo Ministério do Desenvolvimento, estão o Mover, voltado ao setor automotivo, e a Depreciação Acelerada, que visa modernizar o parque industrial.

O ministério destacou planos de investimentos que podem alcançar R$ 1,6 trilhão nos próximos anos. Os valores incluem transportes em diversos setores, como construção, automotivo e semicondutores.

A inclusão de jovens no mercado de trabalho também se evidencia, com 57,4% das novas vagas ocupadas por pessoas de 18 a 24 anos. Caio Cabral, de 18 anos, conseguiu seu primeiro emprego em junho de 2024, destacando a facilidade em encontrar uma oportunidade.

Por outro lado, Marli Matias Lima, de 20 anos, enfrentou dificuldades até conseguir uma vaga na Volkswagen após um processo seletivo concorrido. Ambos os jovens relatam que os novos empregos têm atendido suas expectativas e contribuído para o desenvolvimento de suas carreiras.

Para mais informações, acesse meionews.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES