A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (30) que o governo federal criou possibilidade para que a taxa de juros da economia caísse. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (29) reduzir a taxa de 8% para 7,5% ao ano.
?Nós criamos esse ambiente para que a taxa de juros caísse?, afirmou a presidente. A queda foi possível, segundo Dilma, devido a uma ?longa trajetória que vem de outros governo no sentido de buscar que o Brasil seja um país que tenha capacidade de caminhar com seus próprios pés?.
?Não há como tergiversar a esse respeito?, declarou. Segundo a presidente, o governo vem ?sistematicamente reduzindo a relação de câmbio e juros?.
?Criamos um espaço que tornou possível a redução de juros?, afirmou. Dilma discursou durante reunião do chamado ?conselhão?, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, no Palácio do Planalto.
A presidente voltou a afirmar que os bancos ainda não praticam uma taxa de spread adequada.
?Nós somos um país que respeita contratos, que tem uma solidez institucional inequívoca. Estou certa que vamos chegar a spreads condizentes com os que são praticados no mundo?, disse.