Um decreto publicado na última segunda-feira pela presidente Dilma Rousseff e pelos ministros da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, e da Fazenda, Guido Mantega, confirmou o adiantamento de metade do 13º salário de cerca de 26 milhões de aposentados e pensionistas do INSS. O dinheiro será creditado com a folha de pagamento referente a agosto, entre os dias 26 deste mês e 6 do próximo.
Quem ganha até um salário mínimo (R$ 678) da Previdência e tem benefício com final de 1 a 5 vai receber a primeira parcela do abono natalino ainda este mês, entre os dias 26 e 30. De 1º a 6 de setembro, será a vez dos que ganham até um mínimo e têm o número do benefício terminado entre 6 e 0, além de todos os que recebem acima do piso nacional.
O extrato do pagamento poderá ser consultado, a partir do próximo dia 19, nos caixas eletrônicos dos bancos e no site www.inss.gov.br.
O adiantamento do 13º salário virá sem os descontos previstos em lei, como o Imposto de Renda. O abatimento será feito apenas no fim do ano, quando for pago o restante do abono natalino.
A maioria dos segurados receberá 50% do benefício. A exceção é para aposentadorias ou pensões criadas depois de janeiro deste ano. Nesses casos, será pago um valor proporcional ao tempo de recebimento. O mesmo acontecerá com quem ganha auxílio-doença.