O descontrole de gastos ultrapassou o desemprego como principal motivo para inadimplência entre pessoas que ganham R$ 1,5 mil a R$ 5 mil, de acordo com pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) realizada em quatro capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre.
A pesquisa revelou que os que perderam o controle são 36,7% dos entrevistados. Os desempregados ficaram em segundo lugar, com 25,4%. Os que tiveram gastos inesperados em terceiro, com 20,9%. Os que tiveram de pagar dívidas de outros (6,8%) e os que esqueceram de pagar as dívidas (1,7%) ficaram em quarto e quinto lugares no ranking.
"Eu vou gastando, não sei quanto gastei e quando percebo já não tenho mais dinheiro e vou ter que sobreviver boa parte do mês", exemplificou o diretor de educação financeira da Febraban.
A pesquisa também revela que muitas pessoas disseram que estão perdendo o controle das contas porque resolveram gastar com elas mesmas. Especialistas recomendam cuidado, especialmente com o com o cartão de crédito.