A petroleira OGX (OGXP3) informou nesta quinta-feira (29) que Eike Batista vendeu 49,8 milhões de ações da companhia, correspondentes a 1,54% do capital social total da companhia, segundo comunicado.
O empresário pretende vender ainda mais ações da OGX, e reduzir a sua participação em mais de 5%. Apesar disso, ainda quer manter o posto de acionista controlador, detendo mais de 50,01% de todos os papéis da empresa.
"Conforme informado pelo nosso acionista controlador, as referidas vendas fazem parte de contínuo processo de aperfeiçoamento da sua estrutura de capital, e têm por objetivo cumprir determinadas obrigações financeiras com credores da holding EBX", informou a OGX.
Considerando as vendas de ações da OGX realizadas desde março de 2013, Eike já teve sua participação na companhia reduzida em 5,67%.
Na quarta-feira, dia em que Eike vendeu quase 50 milhões de papéis da OGX, a ação da empresa caiu 17,39%.
Eike também vendeu ações da OSX
Mais cedo, a empresa de construção naval OSX (OSXB3) também informou que o empresário vendeu 5,38% de seu capital social entre terça (27) e quarta-feira (28).
Parte da operação ocorreu no mesmo dia em que a companhia informou que o empresário venderá até US$ 50 milhões em ações da empresa.
Segundo comunicado da OSX, a participação vendida corresponde a 16.800.900 ações.
"As vendas mencionadas acima não objetivam alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da sociedade", segundo nota enviada pela holding EBX, à companhia de construção naval.
Até julho, o grupo controlador e administrador da companhia possuía 75,4% da empresa, sendo representado pela Centennial Asset Mining Fund LLC, indiretamente detida por Batista, além do conselho de administração, conselho fiscal e diretoria