Em 6º lugar no Brasil, Piauí expande energia solar residencial em 48%

Linhas de financiamento que cobrem até 100% do valor do projeto têm levado ao aumento da adesão dos consumidores

Crescimento do uso de energia solar em residências | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Piauí experimentou um crescimento significativo na capacidade instalada de energia solar, com um aumento de 48% entre abril de 2023 e abril de 2024, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. Este avanço coloca o estado na sexta posição no ranking do Nordeste. Especialistas do setor atribuem essa tendência ao maior acesso a financiamentos, o que tem contribuído para a redução dos custos e impulsionado a transição energética.

Causas

O aumento mencionado refere-se à produção de energia elétrica de pequeno porte, gerada independentemente pelos consumidores, geralmente a partir de sistemas instalados em telhados residenciais e comerciais. No Piauí, a capacidade total de produção de energia solar fotovoltaica dessa categoria aumentou de 349,5 megawatts em 2023 para 516,3 megawatts em 2024.

Energia solar em residências (Divulgação)

Usinas

Além disso, o Piauí destaca-se como o terceiro maior gerador de energia solar do Brasil, considerando grandes usinas instaladas no estado, com uma capacidade total de 21.916 megawatts, incluindo o que está em operação, em construção ou já licenciado e pronto para exploração. O acesso a linhas de crédito exclusivas e preços reduzidos tem incentivado investimentos em sistemas de geração de energia solar.

Créditos

Ana Paula Medeiros Vieira, Coordenadora de Ciclo de Crédito da Central Sicredi Nordeste, aponta que o aumento da demanda por financiamento para energia solar está associado aos benefícios oferecidos, como taxas de juros competitivas, análise de crédito simplificada e ausência de burocracia. "Nosso financiamento cobre até 100% do valor do projeto, com prazos de pagamento flexíveis de até 10 anos, dependendo da política de cada cooperativa, e inclui assessoria especializada para apoiar todo o processo," afirma Vieira.

A linha de financiamento do Sicredi é voltada tanto para consumidores residenciais quanto para empresas que desejam atender suas necessidades energéticas com energia solar. Segundo a coordenadora, a instituição registrou um aumento de cerca de 30% na procura por esse tipo de financiamento nos últimos anos, impulsionado pela crescente conscientização sobre a importância da sustentabilidade e economia de recursos naturais.

Vantagens do uso de energia limpa

Por ser uma fonte de energia limpa e renovável que ajuda a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, o uso de placas fotovoltaicas oferece diversos benefícios financeiros aos consumidores, como a redução dos custos na conta de luz e a possibilidade de vender o excedente de energia produzido de volta para a rede. Isso promove a autossuficiência energética, diminuindo a dependência da rede elétrica convencional e os constantes reajustes tarifários.

Em alta

Com a disponibilidade constante de energia solar ao longo do ano no Piauí e sendo um investimento com retorno garantido, a energia solar está entre as mais competitivas do país. "Para garantir a viabilidade do projeto, o Sicredi disponibiliza uma equipe de especialistas em energia solar para ajudar os associados a escolherem a melhor opção conforme suas necessidades energéticas," conclui Ana Paula Medeiros Vieira.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES