Nos últimos oito anos, a produção agrícola no Piauí aumentou significativamente, registrando um crescimento de 384%, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2015, o valor da produção agrícola no estado era de R$ 2,6 bilhões, e em 2023, alcançou quase R$ 13 bilhões. Esse avanço está em parte relacionado à maior mecanização no setor, uma das iniciativas promovidas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A empresa pública ultrapassou a marca de 600 patrulhas agrícolas entregues em 192 municípios piauienses em menos de dez anos.
LEVANTAMENTO DO IBGE
A Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) do IBGE, recentemente divulgada, levou em consideração diversas variáveis como área plantada, produção colhida e rendimento das lavouras temporárias e permanentes. A pesquisa revelou os principais produtos agrícolas do estado, como soja, milho, mandioca, cana-de-açúcar, feijão, arroz, algodão herbáceo, banana, melão e melancia.
O estudo também indicou que o Piauí está em 13º lugar entre os estados brasileiros em relação ao valor total da produção agrícola em 2023, representando 1,59% do total. Seis municípios destacam-se, sendo responsáveis por 72% desse volume: Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí, Ribeiro Gonçalves, Bom Jesus, Santa Filomena e Currais.
ATUAÇÃO DA CODEVASF
Entre 2017 e 2023, a Codevasf, através de sua Superintendência Regional no Piauí, repassou 360 patrulhas agrícolas para prefeituras e associações. Em 2024, já foram entregues 134 tratores com implementos agrícolas, e a previsão é fechar o ano com mais 234 máquinas, totalizando 728 unidades distribuídas em sete anos.
Embora o agronegócio seja o principal motor econômico que coloca o Piauí em segundo lugar no Nordeste em participação no valor total da produção agrícola nacional, a Codevasf ressalta o papel dos pequenos e médios produtores no fortalecimento da economia local.
“Cada trator equipado que doamos trabalha por mais de 150 pessoas. São máquinas que potencializam a produção, ampliam mercados, contribuem para o incremento de renda a quem mais precisa. Por isso, somente em 2024, iremos entregar a mesma quantidade de patrulhas agrícolas já distribuídas nos seis anos anteriores”, destacou Marcelo Castro Filho, superintendente regional da Codevasf no Piauí.