Estados do Nordeste lideram ranking de investimento; Piauí é o 4º do país

O Piauí tem investido significativamente em setores prioritários para o desenvolvimento socioeconômico do estado.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Dados do Tesouro Nacional, relativos ao período de 2015 a 2022, mostram que o Piauí está entre os estados brasileiros que mais investem em setores públicos como infraestrutura, saúde e educação. De acordo com a pesquisa, o Piauí destinou 11,46% de sua Receita Corrente Líquida (RCL) para investimentos.

A RCL é a soma de todas as receitas de um governo e não leva em consideração as transferências ordenadas pela Constituição, como repasses para municípios. Apesar disso, a pesquisa revela que o Piauí tem investido significativamente em setores prioritários para o desenvolvimento socioeconômico do estado.

Leia Mais

Obras tem sido um foco da gestão estadual (Foto: Ministério da Infraestrutura)Além do Piauí, outros estados também se destacaram no ranking de investimento público, como Alagoas, Ceará, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, que destinaram respectivamente 14,62%, 13,05%, 11,96% e 11,35% de suas RCLs para investimentos públicos.

Por outro lado, alguns estados registraram os menores investimentos em relação à sua RCL, como o Rio Grande do Sul, o Distrito Federal e o Rio de Janeiro, que investiram 3,58%, 3,97% e 4,32%, respectivamente.

É importante ressaltar que, apesar dos números positivos, é necessário avaliar a efetividade e qualidade desses investimentos públicos para garantir que eles estejam de fato contribuindo para o desenvolvimento sustentável das regiões. O investimento em setores prioritários, como infraestrutura, saúde e educação, é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população e para o crescimento econômico dos estados brasileiros.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES