O presidente da Fapepi (Fundação de Amparo à Pesquisa), Francisco Guedes, discutiu com representantes do Governo do Estado e da empresa coreana Worcom a implantação de dois projetos no Piauí; o primeiro referente a uma fábrica de lâmpadas de LED e o segundo direcionado à construção de placas de energia solar. Após o encontro ficou estabelecido o compromisso do grupo em encaminhar um plano de intenções para que o Executivo Piauiense possa analisar.
O plano visa fortalecer as Parcerias Público-Privadas que vêm sendo destacadas na atual gestão. Segundo Guedes, caso o acordo venha a se estabelecer, a população só tem a ganhar.
“Nossa missão é fomentar as pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, e este tipo de parceria no formato das PPPs (Parcerias Público Privadas) traz ao Piauí, além da geração de mais emprego e conhecimento, a oportunidade de mais recursos para fomentarmos a Ciência, a Tecnologia e a Inovação”, revelou.
O potencial logístico no que diz respeito à matéria-prima foi apontado pelos gestores da empresa, Chan Soo Kim e Hyunkyung Sung, como o principal atrativo do Piauí. Neste sentido, a assessora na área estratégica do Governo destacou a importância da futura concretização do contrato.
“A instalação de fábricas como essas significa geração de emprego e renda em nosso Estado, além da consolidação de iniciativas para o desenvolvimento e aplicação das energias renováveis.
A participação da Fapepi neste processo é de essencial importância, pois a pesquisa científica é um dos pontos que sustenta a implantação destas tecnologias”, concluiu.