De fato, muitos serviços serão aquecidos pelo carnaval em 2023, ainda mais no retorno após dois anos de paralisação causados pela pandemia da Covid-19. O turismo, lojas de fantasia e figurinos, ambulantes e comerciantes são exemplos claros de beneficiados. Mas outro setor que tende a ganhar financeiramente com as festividades são os serviços de beleza.
O período revela a busca das clientes por trabalhos em cabelos, maquiagens, unhas, entre outros, que fortalece a movimentação nos salões. As produções chegam com tudo para esse ano, dando oportunidade de crescimento para diversas empresárias.
Em Teresina, a profissional em maquiagem e produções para eventos, Yasmin de Sá, relata que a procura pelos serviços cresce no mês de fevereiro, principalmente para os bloquinhos e pré-carnaval. Segundo ela, as maquiagens super atuais são um dos serviços mais solicitados, com muitas tendências para 2023.
“(As tendências são) muitas pedrarias, glitters holográficos e glitters com tamanhos diferentes. Parece que não estão preocupadas com uma fantasia específica e sim em brilhar”, pontuou.
Divulgação impulsiona procura de clientes.
A divulgação se revela outro fator importante no período, onde as redes sociais são os principais meios para chegar diretamente ao cliente com produções temáticas durante o carnaval. Yasmin procura investir nas plataformas digitais, postando fotos de outras clientes e gravando tutoriais. A mesma afirma que o trabalho gera engajamento e mostra credibilidade.
Ainda segundo a profissional, o retorno oficial do carnaval, principalmente do Corso de Teresina, tornou possível o implemento na renda do segmento. "Nos dois últimos carnavais não tivemos nada. Então agora quem trabalha na área da beleza e eventos tem muito o que comemorar”, afirmou.
Para a cliente Rosângela Alves, o carnaval significa alegria e não há data melhor para brilhar. “O carnaval está voltando definitivamente. Sempre amei me produzir, ter muito brilho e participar dos bloquinhos. Acho muito importante o trabalho de beleza e saber que posso me arrumar como desejo e curtir as festas”, relatou.
Profissionais investem em treinamentos no setor.
Para algumas profissionais de serviços de beleza o período de carnaval é favorável para ministrar treinamentos e qualificar outras profissionais. As iniciativas na área garantem renda quando a demanda de clientes diminui, oferecendo oportunidades de abertura de novos empreendimentos para alunas participantes.
Segundo Silvia Menezes, empresária do salão de beleza Silvia's Hair, o momento visa investimento na empresa. Tais inovações também atraem clientes que buscam por novidades.
“Nesse período, os profissionais se voltam para os treinamentos, congressos, cursos, pois é uma das fases mais paradas do salão. Então investimos na nossa profissão e isso cria uma expectativa de melhoria dos profissionais e os clientes nos seguem com essa expectativa, justamente porque elas esperam as novidades”, explicou.
Silvia aborda que a capital ainda possui carência em algumas áreas da beleza, e os trabalhos profissionalizantes suprem os desejos das clientes. Tendo como exemplo, o treinamento de colorimetria foi ministrado, visando resolver problemas de coloração.
São serviços como esses que agregam qualidade para empresa e ampliam o leque de serviços. Vale lembrar que a inserção de novos serviços refletem diretamente na venda de produtos e cosméticos, os quais também vêem o momento como lucrativo e passível no crescimento das vendas.