Na segunda-feira (18), a Receita Federal emitiu um alerta sobre um golpe que está circulando durante a temporada de declaração do Imposto de Renda. Quatro dias após o início do prazo para envio das declarações, criminosos virtuais estão enviando emails e mensagens falsas, apresentando-se como a Receita Federal e induzindo os contribuintes a instalarem um aplicativo falso. Este aplicativo, supostamente, facilitaria o envio dos dados fiscais ao governo, mas na verdade contém um malware projetado para danificar sistemas e roubar informações pessoais.
COMO FUNCIONA O GOLPE? Os golpistas utilizam logotipos semelhantes aos da Receita e disponibilizam os aplicativos fraudulentos nas mesmas lojas de aplicativos usadas pela instituição, como a PlayStore e a App Store. No entanto, é fundamental que os contribuintes verifiquem cuidadosamente o desenvolvedor do aplicativo antes de realizar o download.
Os aplicativos oficiais para o Imposto de Renda são fornecidos pelo desenvolvedor "Serviços e Informações do Brasil", responsável pelas plataformas do governo federal. A Receita Federal reforça que seus aplicativos oficiais estão disponíveis para download nos links fornecidos em seu site oficial, e que nunca solicitará informações pessoais ou bancárias por email, mensagem de texto ou aplicativos de mensagens.
OUTRAS TÁTICAS USADAS: Além do aplicativo falso, os golpistas também estão utilizando outras táticas, como emails ou mensagens com títulos alarmantes, como "urgente" ou "regularize já a sua situação". O objetivo é criar uma sensação de urgência para que os contribuintes cliquem em links maliciosos ou instalem programas fraudulentos.
A Receita Federal recomenda aos contribuintes que sempre verifiquem a autenticidade das comunicações, evitando clicar em links suspeitos ou fornecer informações pessoais a terceiros. Para realizar a declaração do Imposto de Renda de forma segura, os contribuintes devem utilizar os canais oficiais disponibilizados pela Receita, como o aplicativo Meu Imposto de Renda e o portal e-CAC.
Para mais informações, acesse MeioNorte.com