O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira (15) que o governo tomará medidas legais contra aqueles que estão espalhando fake news sobre a possível taxação do PIX ou aplicando golpes relacionados ao sistema de pagamento.
"A AGU [Advocacia-Geral da União] foi envolvida para tomar providências judiciais contra os golpistas. Quem está divulgando fake news está patrocinando organizações criminosas no país, que estão atuando, mandando boleto para a casa das pessoas, cobrando a mais indevidamente, dizendo que estão sendo taxados", declarou.
Haddad informou que "tem ocorrido crimes relacionados às relações de consumo" e que a AGU foi acionada para adotar medidas legais. De acordo com o ministro, esses crimes envolvem a cobrança indevida em comércios ao realizar pagamentos via PIX.
Uma das mensagens falsas utiliza uma imagem de perfil que imita o logo da Receita Federal. O texto afirma que a pessoa foi taxada por ultrapassar R$ 5 mil em transações no PIX durante o mês e precisa pagar R$ 845 para evitar o bloqueio do CPF. Trata-se de um golpe.
"Isso está na ótica da AGU, o presidente [Luiz Inácio Lula da Silva] pediu providências judiciais — as cabíveis, claro, na forma da lei, e nós vamos tomar providências em relação a isso", completou o ministro.
Questionado sobre uma eventual campanha publicitária contra as notícias falsas, Haddad disse que "o fortalecimento do sistema financeiro está sempre na agenda".