Inadimplência do consumidor tem alta de 10,5% no 1º tri, diz Serasa

Os títulos protestados, as dívidas com os bancos e os cheques sem fundos tiveram alta de 1,9%, 3,3% e 10,1%.

Avalie a matéria:
O valor médio da inadimplência não bancária teve queda de 14,6% no primeiro trimestre. | Reprodução

A inadimplência do consumidor teve alta de 10,5% no 1º trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta segunda-feira (15).

O valor médio da inadimplência não bancária (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) teve queda de 14,6% no primeiro trimestre. Já os títulos protestados, as dívidas com os bancos e os cheques sem fundos tiveram alta de 1,9%, 3,3% e 10,1%, respectivamente.

A inadimplência em março cresceu 3,6% na comparação com fevereiro, na primeira alta mensal de 2013. De acordo com a pesqusia, todas as modalidades de inadimplência do consumidor apresentaram alta em março.

Os cheques sem fundos tiveram o maior crescimento, com alta de 26,4%. As dívidas não bancárias tiveram alta de 2,5%. Já as dívidas com os bancos e os títulos protestados tiveram alta de 0,2% e 17,8%, respectivamente.

Segundo os economistas da Serasa Experian, as contas de início de ano, como o pagamento do IPVA e as despesas escolares, além de considerar o impacto da inflação, que reduz o poder aquisitivo da renda do trabalhador, prejudicaram o orçamento das famílias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES