A Avenida Miguel Rosa, em Teresina, indo do balão do Pavilhão de Eventos até a ponte do Bairro Mafuá, tornou-se importante polo automotivo do Piauí com a oferta de serviços especializados para automóveis que vão de conserto à reposição de componentes de motor e engrenagem e balanceamento.
O curioso é que os empresários da área vivem em harmonia, ensinam os clientes onde encontrar outros serviços que eles não oferecem. As indicações feitas “boca a boca” estão fazendo a diferença e ajudando os negócios.
O empresário Raimundo Pierott sabe bem disso, mudou-se para a área há mais de 10 anos, deixou o seu ponto no centro de Teresina ao ver no polo da Miguel Rosa a oportunidade de crescimento.
“Eu decidi trazer os negócios para a zona Sul, pois aqui já se concentravam várias lojas de automotivas, diferentemente do centro que possui mais lojas de varejo.
Aqui o cliente já sabe que pode encontrar tudo para o seu carro, se não temos o serviço recomendamos alguém que faça. Dessa forma, ajudamos os clientes como a nós mesmos”, afirma.
Devido à quantidade de negócios especializados que começaram a se instalar nos anos 90, os empresários tiveram que agregar outros produtos e serviços para conseguir atrair os clientes.
Na empresa onde Francisco Rubens é gerente, a especialidade são as linhas leves, como vidros de carro e maçanetas, mas eles também se tornaram referência em para-choques e baterias.
“A vantagem desse ramo de autopeças é que é um setor muito vasto, aqui trabalhamos com 20 mil itens diferentes e uma grande empresa tem 50 mil, se quiséssemos trabalhar com tudo não daria. Por isso, temos que nos especializar para virarmos referência em um segmento”, relata o gerente.
Outro modo de se destacar entre a concorrência é investindo em serviços exclusivos, tornando os negócios ainda mais únicos. Enquanto algumas empresas não reciclam os negócios fazendo-as fecharem outras se arriscam fazendo aplicações para trazer novidades aos clientes.
A empresa da Ana Maria Batista investiu mais de R$ 200 mil nos últimos dois anos na aquisição de máquinas de ponta que fazem serviços exclusivos.
Para a empresária, destacar-se da concorrência é essencial para o sucesso dos negócios, mesmo com os riscos e o alto valor, os resultados são vistos a longo prazo. “Nós fizemos a aquisição de maquinários que ninguém tem em Teresina, como a de furação de rodas.
Nós chegamos a fazer três furações ao dia. Agora mesmo iremos a Goiânia, pois vamos adquirir outro torno mais moderno. Em outras tornearias não existem equipamentos que desempenam rodas acima do aro 21, aqui fazemos até o número 23.
Em outra máquina que só nós temos removemos a tinta das rodas sem utilizar produtos químicos”, revela.
Clique aqui e curta o Meionorte.com no Facebook