O cartão de crédito e débito exclusivo para Microempreendedores Individuais (MEI) foi lançado na segunda, 16, pelo Governo Federal em parceria com o Banco do Brasil. O novo produto, apresentado durante o evento MPE Week, que visa apoiar pequenas empresas, traz uma série de benefícios, como anuidade zero e a possibilidade de parcelamento de compras.
Vantagens
Entre as principais vantagens do cartão MEI estão a ausência de anuidade, parcelamento de compras e faturas, além de recursos que facilitam o controle financeiro e o fluxo de caixa dos empreendedores.
Comodidade
O cartão também permite a centralização do pagamento de contas e boletos, o que pode simplificar a gestão financeira dos negócios. No entanto, o governo ainda não detalhou as taxas de juros aplicáveis aos parcelamentos. A possibilidade de outros bancos aderirem ao produto deve ser aberta em breve.
Finalidade
O cartão conta com uma nova logomarca exclusiva para o MEI e traz um QR Code que direciona os usuários ao Portal do Empreendedor, facilitando o acesso a informações e serviços. O objetivo da iniciativa, segundo o governo, é promover a formalização dos empreendedores, facilitar operações comerciais e contribuir para a sustentabilidade dos pequenos negócios.
Clientes
Além dos benefícios financeiros, o cartão oferece capacitação empreendedora gratuita por meio da Liga PJ, uma plataforma de treinamentos. Os clientes também terão acesso ao Universo Ourocard, onde podem participar de desafios e jogos para concorrer a prêmios.
Pequenos negócios
O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, destacou a importância da iniciativa para o reconhecimento e valorização dos pequenos negócios. "O cartão é um passo importante para que as pessoas se sintam atendidas e respeitadas. É uma forma de mostrar que elas são reconhecidas pelo Governo e que hoje são empreendedores valorizados", afirmou.