O mercado financeiro reduziu novamente sua expectativa de crescimento da economia brasileira neste ano, que, desta vez, caiu de 1,05% para 0,97%, pela primeira vez abaixo da marca de 1% de alta neste ano, informou o Banco Central nesta segunda-feira (21), por meio do relatório de mercado. Foi a oitava queda seguida.
As previsões do mercado financeiro confirmam o cenário de desaceleração da economia brasileeira em meio a um processo de alta dos juros básicos da economia para tentar a conter a inflação e à baixa confiança de consumidores e empresários. No ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) registrou crescimento de 2,5% em 2013.
O PIB é a soma de todos os bens e serviços feitos em território brasileiro, independentemente da nacionalidade de quem os produz, e serve para medir o crescimento da economia.
No fim de maio, o IBGE informou que a economia do país registrou expansão de 0,2% nos três primeiros meses de 2014, em relação ao quarto trimestre de 2013, com destaque para o bom desempenho da agropecuária.