O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou na quarta-feira (30) que “não existe” discussão sobre mudanças no seguro-desemprego e no abono salarial do PIS/Pasep. Durante uma coletiva de imprensa, ele expressou que poderia pedir demissão caso alguma decisão sobre esses temas fosse tomada sem sua participação: “Se eu for agredido, é possível [pedir demissão]. Uma decisão sem minha participação num tema meu é uma agressão”, disse.
Marinho também destacou que as áreas técnicas devem analisar possíveis cenários e propor mudanças aos ministros responsáveis. Ele criticou a divulgação não autorizada de estudos relacionados a essas políticas, afirmando que “não é de bom comportamento vazar estudo que não está autorizado pelo ministro titular da pasta” e ressaltou a necessidade de comunicação clara entre as partes envolvidas.
pacote de revisão de gastos
O ministro reforçou que sua pasta não identificou discussões sobre mudanças nas regras do seguro-desemprego. “Esse debate não existe no governo. Se não discutiu comigo, ela não existe. Se eu sou responsável pelo tema do trabalho do governo... A não ser que o governo me demita”, afirmou.
Recentemente, uma reunião com o presidente Lula e outros ministros buscou convergir opiniões sobre um pacote de revisão de gastos, embora ainda não tenha sido tomada uma decisão final sobre as medidas. O mercado financeiro aguarda o detalhamento dessas ações, que são vistas como essenciais para conter o crescimento das despesas obrigatórias e manter a saúde fiscal do governo.
Para mais informações, acesse meionews.com