
O bilionário Elon Musk afirmou na sua rede social X neste domingo (02) que cortará uma série de subsídios do governo após o Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês) ter obtido acesso aos sistemas internos de pagamento de recursos do Tesouro dos Estados Unidos.
Musk revelou uma tabela de organizações luteranas que recebem dinheiro do governo e afirmou que o departamento irá acabar com “pagamentos ilegais”.
O Tesouro dos EUA destina trilhões de dólares anualmente a uma série de instituições e serviços de governo, como os pagamentos de seguridade social. Ainda não está claro se os membros do Doge terão a capacidade de cortar o repasse de recursos ou apenas consultar a plataforma.
DESCOBERTA
Musk anunciou os cortes após sua equipe supostamente ter descoberto “que os responsáveis pela aprovação de pagamentos no Tesouro foram instruídos a sempre aprovar os pagamentos, mesmo para grupos conhecidos por serem fraudulentos ou terroristas”.
O bilionário ainda não foi oficialmente nomeado para liderar o Doge, apesar de já estar atuando em Washington desde a posse de Donald Trump.
MEDIDAS
O sistema de pagamentos do Tesouré administrado por funcionários públicos de carreira e a entidade já possui uma equipe interna responsável por identificar pagamentos fraudulentos.
O senador Ron Wyden, principal democrata no comitê de finanças do Senado, disse que seu gabinete foi informado de que o secretário do Tesouro, Scott Bessent, concedeu ao Doge acesso “total” ao sistema.