O número de brasileiros que procuraram os credores para pagar dívidas em atraso e sair do vermelho bateu recorde esse ano, segundo levantamento realizado pela Serasa Experian.
De janeiro a outubro deste ano, mais de 16 milhões de consumidores tiveram seus nomes limpos, o que representa um aumento de 16,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
A quantidade de pessoas que entraram na lista vermelha dos inadimplentes nos primeiros dez meses do ano, contudo, atingiu 21,5 milhões, um crescimento acumulado de 9,5%.
"O bom momento vivido pelo mercado de trabalho no país, com as taxas de desemprego em patamares baixos e ganhos salariais acima da inflação, está motivando as pessoas a quitar suas dívidas", afirma Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian e da Experian América Latina.
Para acelerar a queda da inadimplência, a Serasa lançou em outubro o serviço "Limpa Nome", que funciona como uma ponte on-line entre os consumidores com pendências financeiras e as empresas credoras. No portal, é possível obter descontos na dívida, condições de pagamento diferenciadas e boleto para pagamento.
Veja sete dicas para renegociar a sua dívida:
1- Antes de renegociar, estabeleça uma proposta para quitar as dívidas dentro do seu orçamento
2- Leve as contas em atraso, cartas de cobrança e outros documentos que possam ajudar na negociação
3- Avalie minuciosamente suas condições financeiras para pagar as dívidas
4- Abra o jogo e fale sobre suas condições financeiras com a atendente
5- Ouça a proposta do credor e, se ela não te agradar, sugira uma mais adequada
6- Ao fechar a renegociação, solicite um comprovante que formalize o acordo feito
7- Atente-se aos golpes de empresas que prometem recuperar crédito de maneira milagrosa