Número de cheques devolvidos sem fundos aumenta 2,03%, aponta Serasa

A Serasa destaca que a devolução de cheques por falta de fundos está na direção oposta à inadimplência geral do consumidor

Avalie a matéria:
|

Os cheques sem fundos ? devolvidos pela segunda vez pelas instituições bancárias, atingiram 2,03% do total de cheques compensados em julho. O resultado é maior que o registrado em junho (1,94%) e em julho de 2012 (2%). No acumulado do ano (de janeiro a julho), os cheques sem fundos totalizaram 2,07% do total, ante 2,06% no mesmo período de 2012. Os dados divulgados nesta segunda-feira (19/8) são do Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos.

A Serasa destaca que a devolução de cheques por falta de fundos está na direção oposta à inadimplência geral do consumidor, que vem registrando quedas mensais. ?Diante da redução de seu poder aquisitivo, em decorrência da inflação, dos juros em alta e dos gastos do período [Dia das Mães, Dia dos Namorados e férias escolares], o consumidor pode estar buscando novos empréstimos com os cheques?, disse a Serasa em nota.

Em julho, Roraima registrou o maior índice de cheque sem fundos (12,94%), enquanto o Amazonas teve a menor percentagem (1,33%). De janeiro a julho de 2013, o estado de Roraima foi o que apresentou maior incidência de cheques sem fundos (11,37%). O Amazonas registrou apenas 1,45% - o menor índice. Entre as regiões, a Norte foi a que apresentou o maior percentual de cheques devolvidos (4,46%), enquanto a Sudeste registrou o menor nível (1,62%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES