Pagamento de boletos por pix é aprovado pelo Banco Central

Com essa funcionalidade, o usuário poderá concluir a transação instantaneamente, apenas apontando a câmera do celular.

Pagamento de boleto via pix poderá ser feito a partir de 3 de fevereiro | Joédson Alves/Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A partir de 3 de fevereiro, os boletos de pagamento passarão por uma importante modernização, possibilitada por uma resolução aprovada nesta quinta-feira (12) pelo Banco Central (BC). Entre as novidades, os boletos poderão ser pagos via Pix, utilizando um código QR específico. Com essa funcionalidade, o usuário poderá concluir a transação instantaneamente, apenas apontando a câmera do celular, eliminando a espera de vários dias para a compensação, comum nos boletos atuais.

Boleto dinâmico

Outra inovação é a criação do boleto de cobrança dinâmico, que traz mais segurança no pagamento de dívidas representadas por títulos como a duplicata escritural, prevista na Lei 13.775/2018. Segundo o BC, essa modalidade assegura que os recursos sejam destinados corretamente ao legítimo detentor dos direitos, protegendo tanto o pagador quanto o credor.

Como vai funcionar?

O boleto dinâmico será vinculado ao título digitalmente emitido em sistemas autorizados pelo BC, garantindo mais segurança e agilidade na negociação de títulos essenciais ao fomento de pequenas e médias empresas.

Oficial

Em nota, o Banco Central destacou a importância dessa inovação: “Em relação às duplicatas escriturais, a segurança se estende tanto ao sacado, devedor da dívida, que, se utilizando do mesmo boleto que lhe foi apresentado por meio físico ou eletrônico, conseguirá cumprir de forma automática a sua obrigação de realizar o pagamento ao legítimo credor da duplicata, quanto ao financiador que adquiriu o título, que não precisará realizar trocas de instrumentos de pagamento para garantir o recebimento dos recursos adquiridos.”

Sistemas em desenvolvimento

O BC informou que os sistemas digitais para suporte às duplicatas ainda estão em desenvolvimento, e o boleto dinâmico deverá ser implementado em até seis meses após a aprovação de pelo menos um desses sistemas. A medida promete modernizar o sistema financeiro brasileiro, promovendo avanços significativos na segurança e eficiência das operações.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES