Pastor R.R. Soares usa programa para divulgar fake news sobre o Pix

Durante o programa, exibido na segunda-feira (13), o pastor alegou que o governo planeja cobrar imposto sobre ações feitas através do sistema, o que ele classificou como uma “maldade”

RR Soares e Fernando Haddad | Montagem/MeioNews
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, RR Soares usou seu programa variado na Band para divulgar informações incorretas sobre uma suposta cobrança de imposto sobre transferências via Pix. Durante o programa, exibido na segunda-feira (13), o pastor alegou que o governo planeja cobrar imposto sobre ações feitas através do sistema, o que ele classificou como uma "maldade".

criticou enquanto pedia doações aos fiéis

"Está tendo uma campanha contra o Pix, só porque a pessoa ajuda um parente ou amigo, e é de graça, já quer cobrar imposto. Eles cobram imposto de tudo. É uma maldade que querem fazer", afirmou Soares enquanto pedia doações aos fiéis. Em seu discurso, o pastor fez um apelo ao governo para que essa ideia fosse descartada, mesmo que a medida não tenha base na realidade.

A declaração envolveu problemas entre funcionários do jornalismo da Band, que já havia desmentido essa informação em uma reportagem no Jornal da Band no mesmo dia. A Receita Federal esclareceu que não há cobrança de impostos sobre transferências via Pix, ressaltando que apenas operações acima de R$ 5 mil podem estar sujeitas a uma fiscalização mais detalhada.

Na terça-feira (14), a Febraban também reforçou que não haverá qualquer tipo de cobrança ou imposto para os usuários do Pix. Em comunicado, a entidade destacou: “Os clientes que utilizam o Pix para pagamentos e transferências não precisam tomar quaisquer exceções, nem passarão a ser cobrados.” Procurada para comentar o caso, a Band afirmou que o Show da Fé é um programa independente, e a Igreja Internacional da Graça de Deus não respondeu aos pedidos de esclarecimento.

Para mais informações, acesse meionews.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES