Pequenas empresas criaram mais de 180 mil novas vagas de emprego em maio

Estudo revela que, em maio, as micro e pequenas empresas criaram 182,2 mil vagas de empregos

Emprego nas micro e pequenas empresas | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

No mês de maio, a geração de empregos pelas micro e pequenas empresas (MPE) registrou aumento de 115%, comprado com abril, ao criar quase 100 mil novas vagas.  Segundo levantamento do Sebrae, com base em dados do Caged, do Ministério da Economia, as MPE geraram 182.208 novos postos de trabalho.

O número representa 2,5 vezes maior que registrado pelas médias e grandes, que criaram 70,9 mil novas vagas no quinto mês do ano. Esse é o 11º mês consecutivo que as micro e pequenas empresas apresentam um resultado positivo nas contratações no Brasil. 

“Mesmo com os fortes impactos na queda de faturamento dos pequenos negócios, causado pela pandemia do coronavírus, esse segmento tem sido o responsável pela sustentação do nível de emprego no Brasil. Prova de que devem ser mantidas políticas públicas de incentivo para os pequenos negócios, que são o motor da nossa economia e o caminho para a sua recuperação”, afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles. 

Micro e pequenas empresas geram mais emprego no País (Divulgção)

Mais de 850 mil empregos em 5 meses

 Nos cinco primeiros meses desse ano, as micro e pequenas empresas foram responsáveis for 858.419 novos postos de trabalho, contra 279.195 das MGE. “Isso significa que para cada posto de trabalho gerado por uma média ou grande empresa, as micro e pequenas criam três  vagas”, acrescenta. 

Nos cinco primeiros meses de 2020, as empresas brasileiras demitiram um total de 932.134 trabalhadores. No mesmo período desse ano, elas geram um total de 889.677 postos de trabalho. A análise mensal mostra uma ligeira retomada ao patamar de 300 mil contratações por mês, após uma queda no ritmo de novas carteiras de trabalho assinadas, registrada nos meses de março e abril.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES