O Piauí tem se destacado na agilidade na abertura de empresas. Segundo ranking da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), em fevereiro de 2023, o tempo de abertura de empresas na Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) foi de 20h, menor que a média nacional de 1 dia e 9 horas. Em janeiro, a média piauiense foi de 1 dia e 2h, enquanto a nacional ficou em 1 dia e 4 horas.
O tempo de abertura de empresas considera as etapas da viabilidade (para fins de consulta prévia de endereço e nome empresarial), as validações cadastrais nas administrações tributárias e a análise do órgão de registro empresarial (junta comercial). No Piauí, todas essas etapas ocorrem numa única plataforma on-line que é o Piauí Digital.
Segundo a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, a Junta Comercial do Piauí continua melhorando seus resultados de tempo de abertura de empresas. “Isso se deve ao compromisso de toda uma equipe com os seus usuários, mas também para atender a determinação do nosso governador Rafael Fonteles que quer um serviço público eficiente e um ambiente de negócios melhorado”, explica a gestora.
Ainda segundo dados do sistema da Redesim, em fevereiro, foram realizadas 245 solicitações de aberturas de empresas no Piauí; em janeiro, foram 209 solicitações.
A Jucepi automatizou a primeira etapa da consulta de prévia de nome empresarial, o que conferiu grande agilidade na abertura de empresas. Agora, a entidade trabalha em parceria com a Investe Piauí, o Sebrae e os municípios para automatizar a consulta prévia de endereço e as licenças municipais para empresas de baixo risco.