O Piaui registrou, até o dia 21 de janeiro, um total de 983 empresas. Sendo 542 em janeiro e 441 em fevereiro. Segundo informações da Junta Comercial do Piauí (JUCEPI), do total de empresas abertas no estado, 783 são de microempresas, 127 empresas de pequeno porte e 73 nos demais segmentos.
Para a presidente da JUCEPI, Alzenir Porto, a expectativa é que este ano a abertura de empresa siga em crescimento haja vista as ações da Jucepi para melhorar o ambiente de negócios.
“No começo do ano, lançamos o processo balcão único que elimina o preenchimento do DBE e concentra o processo de registro da empresa num único fluxo no Piauí Digital, dando mais celeridade ao registro de empresas. A Jucepi está sempre inovando para melhorar o ambiente de negócios e atrair novos empreendimentos para o estado”, afirma Alzenir Porto.
Empresas
Relatório elaborado pela Junta Comercial aponta que as empresas abertas neste primeiro bimestre atuam nos mais diferentes segmentos, sendo que o comércio foi predominante, com o registro de 233 empresas em janeiro e 149 em fevereiro, somando um total de 382.
No setor de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura foram registradas um total de 11 empresas. No setor de águas, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação foram abertas 3 empresas.
No ramo de alojamento e alimentação, a Junta Comercial registrou um total de 36 empresas, sendo 16 em janeiro e 20 em fevereiro. No setor de artes, cultura, esporte e recreação foram abertas um total de 25.
O relatório dos dois primeiros meses também aponta que no setor de atividades profissionais, científicas e técnicas foram registradas 99 empresas. No setor de construção foram abertas um total de 52 novas empresas. No ramo de saúde humana e serviços sociais foram registradas um total de 124 empresas.
Empresas abertas no Piauí em 2022
Janeiro - 542
Fevereiro (até dia 21) - 441
Porte
Microempresa (ME)
Janeiro - 453
Fevereiro - 330
Empresa de Pequeno Porte (EPP)
Janeiro - 62
Fevereiro - 65
Demais
Janeiro - 27
Fevereiro - 46
Seção da atividade principal
- Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura - 11
- Água, esgoto, atividade de gestão de resíduos e descontaminação - 3
- Alojamento e alimentação - 36
- Artes, cultura, esporte e recreação - 25
- Atividades administrativas e serviços complementares - 58
- Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados - 15
- Atividades imobiliárias - 15
- Atividades profissionais, científicas e técnicas - 99
- Comércio - 382
- Construção - 52
- Educação - 28
- Eletricidade e gás - 36
- Indústria de transformação - 41
- Indústrias Extrativas - 2
- Informação e Comunicação - 25
- Outras atividades de serviços - 14
- Saúde humana e serviços sociais - 124
- Transporte, armazenagem e Correio - 17.